Reunião da ABRAÇO com SINDPOL/MG em Belo Horizonte
No dia 7 de dezembro de 2023, o presidente da ABRAÇO, sr. Jânio Miranda, e a assessora voluntária de Comunicação, dra. Elenice Caldas, promoveram uma significativa reunião na sede da ONG em Belo Horizonte. O encontro contou com a presença do vice-presidente e da diretora de Assuntos da Mulher do SINDPOL – Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (SINDPOL/MG), sr. Antônio Marcos Pereira e sra. Vânia Cristina da Cruz Corrêa.
O principal foco da reunião foi estabelecer entendimentos e explorar possíveis formas de parceria entre a ABRAÇO e o SINDPOL/MG, com o objetivo de promover o bem-estar e aprimorar a qualidade de vida dos associados deste sindicato.
Durante as discussões, foram destacadas iniciativas que podem ser implementadas em conjunto para fortalecer a responsabilidade social, tendo como foco central a melhoria das condições de vida dos membros do SINDPOL/MG. A ABRAÇO expressou seu compromisso em colaborar ativamente para o desenvolvimento de ações que beneficiem a comunidade associada ao sindicato, alinhando-se assim aos princípios de responsabilidade social.
A ABRAÇO e o SINDPOL/MG reiteram o compromisso com ações que beneficiem a comunidade, promovam a solidariedade e fortaleçam os laços sociais, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
Esta reunião marca o início de uma colaboração promissora entre as duas organizações, e ambas as partes esperam realizar iniciativas concretas nos próximos meses para efetivamente impactar positivamente a vida dos associados do SINDPOL/MG.
Conheça a SINDPOL/MG
No dia 13 de outubro de 1988 surgia com o MUP (Movimento de União dos Policiais) a ideia de fundar um sindicato para a defesa da categoria policial civil mineira. Em 19 de dezembro, daquele mesmo ano, em Assembleia Geral convocada para a sede do Sindicato dos Tecelões, em Belo Horizonte, oficializou a fundação do primeiro sindicato de polícia do país.
A primeira diretoria executiva do SINDPOL/MG foi formada pelos policiais: Valdir Madureira Leão, Antônio Orpheu Braúna, Geraldo Lopes, Jésus Trindade, José Maria de Paula, Vicente Ferreira Guilherme, Ércio Quaresma, além de outros companheiros de caminhada, que sempre estiveram presentes na idealização e realização do sonho de fundar um sindicato único da categoria.
No ano de 1991, já consolidado, o sindicato atendia os filiados em um prédio alugado na Av. dos Andradas. Em 2005, sob a presidência de Antônio Marcos Pereira, a sede foi transferida para o bairro Colégio Batista, e em 2009, adquiriu-se a primeira sede própria, no bairro Lagoinha, onde atualmente funciona o nosso complexo sindical que conta com quase 6.000 filiados, entre eles servidores de todas as categorias da Polícia Civil e servidores administrativos.