Mês da mulher: Abraço apoia projeto de prevenção com foco no enfrentamento à violência doméstica

O final do mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, foi de fortalecimento das pautas contra à violência doméstica na rede Abraço.
A entidade foi palco do lançamento do projeto: projeto, PRINCESA RIVÂNIA SEMPRE VIVA, com foco no enfrentamento à violência doméstica, em colaboração com o Instituto Educacional para Conscientização e Realização de Políticas Públicas, o ICPP.
O presidente da Abraço, Gladstone Otoni, abriu as portas da instituição para receber cerca de 40 convidados para um café especial que contou com depoimentos e palestras no dia 28 de março.

Otoni falou sobre o esforço para modernizar a Abraço através de um processo de concepção de rede, o que pode evoluir para um instituto, mantendo sempre em mente o que foi estabelecido pelo patrono, professor Elias Murad, no ano de fundação da Abraço em 1985.
“Muitas novidades virão e essa é uma delas. Abrir as portas da nossa instituição numa colaboração com o projeto Princesa Rivânia Sempre Viva é extraordinário, a princípio seriam 300 mulheres, mas já ultrapassamos o número de acolhidas nesse projeto de grandes parceiros, como a vereadora Janaina Cardoso, a presidente do ICPP, Lilian Neves, a Claudia Starling do Instituto Princesa Rivânia. Enfim, fico feliz por estar como presidente da Abraço neste momento de construção de um novo tempo, enfatizou.
Diversas autoridades compartilharam com a rede Abraço desse momento especial. O diretor das comunidades terapêuticas, pastor Ismael Araújo, deu as boas-vindas aos presentes no auditório da instituição.
Na ocasião, a presidente do ICPP, Lilian Neves, revelou que as mulheres atendidas pelo projeto, terão assistência psicológica, capacitação profissional, orientação jurídica e auxílio para reconstrução de autoimagem, como a reconstrução dentária para vítimas de violência doméstica.

“Uma contribuição de prevenção importante para às vítimas de violência.
Este projeto também é um alicerce para a construção de uma cultura de paz, igualdade de direitos e dignidade humana”, disse.
Com o apoio da Rede Abraço, o projeto tem parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, através de sua Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e emenda parlamentar legislativa da Vereadora Janaína Cardoso.

O projeto inicial são para 300 mulheres, mas pode chegar a mil este ano devido à demanda.
Quem foi Rivânia?
Rivânia teve sua história de vida abreviada por um feminicídio. Uma mulher de talentos, competências e beleza interior que inspira esse projeto de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Sua irmã, Claudia Starling, PhD em Odontologia, promove uma relevante causa social em seu nome, resgatando muitas mulheres do ciclo de violência doméstica e familiar.
Confira quem esteve conosco em palestras e depoimentos
Dr.ᵃ Claudia Starling, PhD em Odontologia, palestrante, irmã de Rivânia que dá nome ao projeto.

Luciana Torquato
Violência domestica e seus enfrentamentos.
Psicóloga, investigadora da Polícia civil, responsável pelo ponto de acolhimento a orientação a mulher em situação de violência da Câmara Municipal de BH.

Vereadora Janaína Cardoso, vereador em Belo Horizonte.
Créditos: fotos de Ans Gabriela Lombardi
GALERIA





